domingo, 10 de julho de 2011

Nichos goianos

De Goiás Velho, terra de Cora Coralina e Goiandira do Couto, trouxe umas lembrancinhas do meu passeio. Entre elas, essas neguinhas lindas.

Com uma pequena caixa de MDF fiz um nicho para elas. Por fora, forrei com tecido e decorei com uma fita larga e paetês dourados, já que as peças têm fios dourados em sua pintura. O verniz geral deu o acabamento e impermeabilizou tecido e fita.




Por dentro da caixa, usei a pasta ecológica dourada (TrueColors) para fazer manchas brilhantes somente no fundo. Na borda da caixa, o acabamento foi feito com tinta relevo dourada.















A flor de pedra ganhou outra vida dentro do nicho dela. Repare que nesta caixa o fundo interno está forrado com tecido. Com a tinta relevo cobre fiz o acabamento da borda da parede da caixa e no fundo da caixa também. Ah, e também usei fita e paetês, como na outra.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Vasinhos marajoaras e sementes nativas


Estes pequeninos vasinhos com desenhos marajoaras e estas florzinhas feitas com sementes da terra foram algumas lembrancinhas de uma viagem a Belém.

A ideia, então, foi a de confeccionar nichos para elas.

As caixas de MDF foram pintadas com duas cores de tinta acrílica por dentro. A segunda cor era batida com um pincel largo para dar o efeito manchado. Usei tecido para forrar a caixa por fora. O verniz geral deu o acabamento e a impermebialização do tecido.

Depois elas irão para a parede, compondo um cantinho com coisas do Pará.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rosas de Belém

Em Belém, no São José Liberto, um belíssimo espaço destinado à divulgação da cultura e do artesanato paraenses, comprei estas "rosas amarelas" feitas de uma madeira levíssima, o bálsamo.

Depois de alguns meses deixadas num recipiente, resolvi aprontar algo com elas e, especificamente, para elas.

Numa tampa de caixa de MDF, medindo 10 por 23 cm, espalhei a pasta de modelar irregularmente com uma espátula. Fiz um dos lados mais alto que o outro - onde ficariam os cabinhos das flores - para compensar um pouco a diferença entre a profundidade das pétalas e a lateral da tampa.



A pintura, como podem ver, também foi irregular, misturando tons. O marrom foi passado com pincel bem fino, depois que as outras cores estavam secas. Com um pincel bem fino também fui passando a pasta ecológica bronze (da TrueColors), dando esse efeito brilhante e iluminado.



Ia me esquecendo... usei a cola universal para colar os cabinhos das flores.

Por fim, foi só pendurar na parede.
Você poderá gostar também de:
/script>